Borjalo, o censor civil da Rede Globo

Borjalo, quem é esse cara?

Primeira vez que ouvi falar dele foi nesse vídeo (já começa no tempo certo)

É uma passagem rápida, só um trecho.

Mas isso me deu uma puta curiosidade: Quem é esse cara que assumiu o trabalho dos militares dentro da Rede Globo, o trabalho de cortar, de fazer censura?

Google nele!

Olha que surpresa: o cara era um desenhista, cartunista. O que raios um cartunista tá fazendo na censura da Globo?

A Zebrinha do Fantástico, os anciãos lembrarão: "Coluna do meio"
A Zebrinha do Fantástico, os anciãos lembrarão: “Coluna do meio”

Como assim, um cartunista? Porque os cartunistas geralmente são pessoas da esquerda. Este aqui era como uma extensão privada do estado militar, trabalhando dentro da Rede Globo!

Bem, a história dele está no Wiki, é um pouco maçante, mas sai um caldo: Ele ajudou a formar o Padrão Globo de Qualidade. O que o Chico Anysio falou ali como sendo “Avaliador Artístico”, no wiki aparece “diretor de criação” e “diretor de controle de qualidade”.

É aquela piada do ascensorista que para impressionar uma garota que não o conhece num boteco, afirma que é CEO de uma multinacional, mais precisamente  “Executive Director of Vertical Displacement” (Diretor Executivo de Deslocamento Vertical)

Só mais um mimimi de linkedin antes de continuar, só pra gente ver o peso do rapaz:

Em 1955, participou do “Congresso Internacional de Humorismo“, na Itália e acabou incluído como um dos sete maiores caricaturistas do mundo, chegando a publicar seus trabalhos no “The New York Times” e “Paris Match” e apontado pelo cartunista Saul Steimberg como um dos cinco maiores do mundo.

Vocês não tem noção como é difícil achar uma foto do Borjalo mais jovem.

Vocês não tem noção como é difícil achar uma foto do Borjalo mais jovem.

 

Era companheiro de Ziraldo e de vários outros cartunistas que fizeram o Pasquim, famosa revista que combatia a ditadura militar. Mas um cargo veio até sua mão, uma grande oportunidade.

O logo da Globo, que depois o Hanz Donner transformaria no Plim Plim, antes era um obturador, autoria do Borjalo.
O logo da Globo, que depois o Hanz Donner transformaria no Plim Plim, antes era um obturador, autoria do Borjalo.

Eis que nas minhas pesquisas, surge um nome, Barbosa Lima, com quem foi colega na Globo, entraram juntos na empresa. Barbosa Lima foi o cara do telejornalismo da Globo, criou o Jornal de Vanguarda antes do Padrão Globo de Qualidade, que instalaria o Jornal Nacional. Da boca do Barbosa:

-‘O Borjalo tinha um traço genial. Ele começou a aprender televisão comigo’, ele vendeu a alma ao diabo ao trocar o cartum por um cargo de executivo na Globo.

Como assim vendeu a alma? Isso mesmo. Voltamos à voz do Barbosa:

– “Nos períodos mais intensos da censura imposta pelo regime militar, a ironia era uma ferramenta importante utilizada pelo telejornal para driblar a repressão e comentar a situação política do país. A “tartaruguinha do tempo”, um inocente desenho animado criado por Borjalo para anunciar as previsões dos meteorologistas, frequentemente insinuava que “nuvens negras” rondavam o Planalto”.

 

 

Realmente,  Mauro Borja Lopes, o Borjalo tinha vendido sua alma. Agora estava na Globo, fazendo as vezes de censor, guardando sua vocação de desenhista e fazendo tudo o oposto que sempre defendeu, um homem  que virou pelo avesso, caneteando a arte, riscando trechos dos artistas globais, para que entrassem no Padrão Globo de Qualidade. Começou a beber. bebeu todas, era um alcoólatra total.

 

Ironia

No dia que parou de beber, foi demitido da Rede Globo de Televisão. Mas na verdade isso foi uma redenção. tanto que se livrou para sempre do alc0lismo, voltou a desenhar, fez uma série chamada “Reencontro”, com mais de mil personagens, plantou cerca de 150 árvores (tinha um grande espírito ecologista) e foi feliz com sua esposa até sua morte, ocasionada por um câncer na boca, em  18 de novembro de 2004.

Assinatura de Borjalo

O que você acha disso?

comentários

Compartilha

Comentários

18 de abril de 2013
Um grande artista, verdade seja dita. http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/2012/06/o-cacador-de-borboletas-de-borjalo.html

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *