Categoria: Sexualidade ou Gênero

Livres do ISIS, sírias comemoram tirando a burca.

Imagens altamente simbólicas mostram mulheres da Síria se livrando da obrigação de cobrir o corpo com burca após a retirada do estado islâmico do Isis.

Essas fotos foram tiradas na fronteira entre a Síria e a Turquia, logo atrás da saída das tropas do Isis. Primeiro uma caminhonete chega e depois duas delas são mostradas exultantes, tirando a burca preta. Por baixo, roupas alegres e coloridas compõem uma imagem emblemática, com sorrisos e braços para cima. Notamos a conquista da liberdade e imaginamos a opressão em que o gênero sofreu durante o período da teocracia do terror.

2963F8DB00000578-3112942-Elation_Men_women_and_children_celebrate_their_arrival_in_Rojava-a-23_1433544374983

O fato ocorreu dia seis de Junho, em Rojava, norte da Síria. O carro chega logo depois do Isis atravessar a fronteira. Homens aparecem no fundo, com seus filhos no colo. Antes de comemorarem, porém, elas aguardaram a chegada da YPG, uma espécie de exército revolucionário curdo contrário ao ISIS.

video-undefined-2963E05700000578-178_636x358
isis

Vídeo mostra esse momento

 

ico-separa-post

 

O ISIS nunca foi legal com as mulheres. Em um panfleto, autoriza o cativeiro e estupro de mulheres que não são do ISIS, justificando-o com ensinamentos de Alá.
md-folheto-isis-estuprar-mulheres

Pergunta 3: Podem todas as mulheres descrentes ser feitas cativas?

“Não há disputa entre os estudiosos de que é permitido capturar mulheres incrédulas [que se caracterizam por] incredulidade original [kufr Asli], como o kitabiyat [mulheres entre os adeptos do Livro, ou seja, judeus e cristãos] e politeístas . No entanto, [os acadêmicos] estão em disputa sobre [a questão de] capturar mulheres apóstatas. O consenso se inclina para proibi-lo, apesar de algumas pessoas de conhecimento acham permissível. Nós [ISIS] inclinamo-nos para aceitar o consenso … ”

Pergunta 4: É permitido ter relações sexuais com um prisioneiro do sexo feminino?

“É permitido ter relações sexuais com cativos do sexo feminino. Alá, o Todo-Poderoso disse: ‘[bem-sucedidos são os crentes] que guardam a castidade, com exceção de suas esposas ou (os cativos e escravos) que suas mãos direitaw possuem, então, eles estão livres de culpa [Alcorão 23: 5-6]’ … ”

Pergunta 5: É permitido ter relações sexuais com um cativo do sexo feminino imediatamente depois de tomar posse [dela]?

“Se ela é virgem, ele [o mestre] pode ter relações sexuais com ela imediatamente depois de tomar posse dela. No entanto, se ela não é, seu útero deve ser purificado [primeiro] … ”

Pergunta 13: É permitido ter relações sexuais com uma escrava que não tenha atingido a puberdade?

“É permitido ter relações sexuais com a escrava que não tenha atingido a puberdade se ela estiver apta para a relação sexual; no entanto, se ela não estiver apta para a relação sexual, então é suficiente desfrutar dela sem relação sexual “.

Pergunta 20: Qual é a lei para uma escrava que foge de seu mestre?

“Um escravo do sexo masculino ou feminino que foge [de seu mestre] comete o mais grave dos pecados …”

Estes são apenas alguns repugnantes exemplos.

O Feminismo mudou o modo das pessoas pensarem? Se sim, em que velocidade?

Nos anos 30, Gabrielle Chanel já estava revolucionando o mundo com seus chapéus, calças femininas e bijouterias. Era uma nova mulher. Chamaram ela de revolucionária.

Mas na verdade o movimento feminista já dava seus ares desde antes ( E vou deixar de lado a Simone de Beauvoair por ela ser um caso atípico).    No século XIX haviam os movimentos em prol da educaçlão feminina, dos Direitos Trabalhistas (aqui no Brasil com Getúlio Vargas) e com o Sufrágio

Luta pelo Sufrágio Feminino, em 1912, EUA
Luta pelo Sufrágio Feminino, em 1912, EUA

E daí vieram os anos sessenta. O feminismo estava nas ruas, por todos os lados.
Pelo menos é assim que pensamos hoje em dia. Mas será mesmo? Vamos ver um trecho extraído do documentário “Eu Tarzan, Você Jane”, de 2006, exibido pelo GNT em 04/2008.

E 50 anos se passaram desde esses registros. Deixo a pergunta: Muita coisa mudou? Se sim, ONDE mudou? Será que o seu vizinho ainda pensa como ha 50 anos atrás?
Ou mais:  Não será que apenas o discurso é que mudou, mas os pensamentos ainda estão congelados no tempo?

Deixem suas opiniões nos comentários, é lá que esta matéria continua.